Com a chegada do outono, surge também a necessidade de dizer adeus ao verão e recuperar os níveis de hidratação natural da pele, muitas vezes colocados de parte perante uma ida à praia ou à piscina. Neste sentido, e como forma de controlar os efeitos associados aos excessos cometidos durante este período, existem alguns cuidados a manter para que o regresso ao trabalho seja feito de uma forma saudável e equilibrada.

 

Efeitos de uma exposição solar intensa

A verdade é que, apesar dos benefícios associados à exposição solar, muitos são os riscos que esta ação acarreta para a saúde da sua pele, quando praticada de uma forma excessiva e descontrolada.

Deste modo, os raios UVA e UVB assumem-se como os principais responsáveis por condições como as queimaduras, o envelhecimento precoce da pele, as intolerâncias solares, bem como as desregulações que possam surgir ao nível da pigmentação, sendo por isso fundamental manter a sua pele protegida das radiações durante todo o ano.

 

Preparação da pele para os dias mais frios

O regresso ao trabalho implica também um cuidado reforçado da sua pele, uma vez que esta está sujeite a diversas agressões externas, como é o caso das mudanças de temperatura que se fazem sentir.

Posto isto, uma rotina diária adequada ajuda a sua pele a receber todo o cuidado que necessita para enfrentar o tempo mais frio que se avizinha, sendo que a devida preparação da pele deverá ser vista como ação fundamental para evitar a desidratação e preservar aspetos como a elasticidade e tonicidade do tecido cutâneo.

 

Cuidados a ter neste período de transição

Estes são apenas alguns dos cuidados a ter após as suas férias de verão, para que possa dar início a uma nova estação com toda a segurança e proteção que necessita:

  • Evite tomar banho com água muito quente – uma vez que esta tende a retirar parte da barreira protetora natural da pele, promovendo assim o ressecamento da região em causa. Opte por diminuir a temperatura do banho, bem como a respetiva duração.
  • Utilize produtos adequados ao seu tipo de pele – dado que é possível que esta se apresente sensível devido às agressões de que foi alvo durante o verão. Certifique-se de que os produtos utilizados na sua rotina dão resposta às necessidades da sua pele, de modo a evitar algum tipo de reação.
  • Hidrate a sua pele diariamente – sendo que as loções corporais e as águas termais assumem aqui elevada importância, promovendo ao máximo a hidratação da sua pele. A ingestão de cerca de dois litros de água por dia é apenas mais uma forma de assegurar a hidratação do seu corpo de uma forma responsável.
  • Recorra à esfoliação com alguma frequência – sendo esta uma excelente forma de recuperar a aparência saudável da sua pele, removendo deste modo as células mortas, o que conduz por sua vez a uma renovação celular da região. Lembre-se que também este procedimento deverá ser adequado ao seu tipo de pele, pelo que deverá consultar um especialista sempre que necessário.

 

Deste modo, é possível concluir que existem determinados cuidados de pele a adotar para que esta recupere das agressões de que foi alvo no período das férias de verão, devendo preocupar-se com a sua correta manutenção, para que comece o inverno com o pé direito.

Partilhe nas redes sociais