Muitas vezes temos vontade de começar a implementar uma rotina alimentar mais saudável, livre daqueles alimentos processados que sabemos não serem amigos da nossa saúde. A verdade é que nem sempre é fácil pensar em receitas que nos permitam explorar os alimentos de forma correta, pelo que partilhamos agora consigo cinco receitas práticas e saudáveis para fazer em casa, com a ajuda da Dieta3Passos:

 

O melhor mesmo é começar pela entrada

Nada melhor para dar início a uma excelente refeição do que uma Frittata de Curgete, sendo que para esta receita irá precisar dos seguintes ingredientes: ovos, curgete, alho, azeite, manjericão fresco, sal e pimenta para temperar.

Tudo o que tem a fazer é aquecer o azeite numa frigideira antiaderente, juntamente com o alho e a curgete cortada às rodelas, deixando cozinhar por cerca de 5 minutos enquanto mexe. Numa outra tigela, bata os ovos com o sal, a pimenta e o manjericão, adicionando depois a curgete às rodelas e envolvendo tudo. Deite o preparado numa forma untada e leve ao forno durante 30 minutos, estando depois pronto a servir.

 

Segue agora uma opção para prato de peixe

Como refeição principal, sugerimos uma deliciosa Perca-do-Nilo com Bimis e Molho de Açafrão, sendo que para esta receita irá precisar de: postas de perca-do-nilo, sumo de limão, alho em pó, azeite, natas de soja, bimis, coentros frescos, açafrão-da-índia, sal e pimenta.

Num primeiro momento tempera as postas de perca com o sumo de limão, o sal, a pimenta e o alho em pó. Depois, cozinhe as postas com azeite numa frigideira com tampa, durante cerca de 2 a 3 minutos de cada lado. Numa taça, misture as natas e o açafrão, acrescentando depois o preparado à frigideira e deixe cozinhar. Por fim, adicione os bimis e deixe cozinhar durante 10 minutos, estando depois pronto a servir com os coentros salpicados por cima.

 

 

Mas também temos uma opção para prato de carne

Se, por outro lado, prefere a carne como prato principal sugerimos o Frango na Wok, pelo que para a sua confeção serão necessários os seguintes ingredientes: peitos de frango, cebolas, alho francês, tomates, pimento verde, louro, coentros, azeite, sal e pimenta.

Comece por cortar as cebolas, o tomate, o alho francês e os pimentos, e coloque metade do preparado no fundo da wok, juntando o tomate e o louro, regando depois com o azeite. Em seguida, sobreponha o frango previamente temperado com sal e adicione o restante preparado com a cebola. Deixe cozinhar em lume brando durante 45 minutos, e sirva de imediato com os coentros picados.

 

As refeições ligeiras a meio da tarde também são importantes

Para que desfrute de um lanche delicioso temos como sugestão um Iogurte Batido, sendo apenas necessário os seguintes ingredientes: um iogurte natural sem açúcar tipo Bio, morangos frescos e vagem de baunilha.

Tudo o que tem a fazer em apenas alguns minutos é triturar cerca de metade dos morangos juntamente com o iogurte, abrindo depois a vagem de baunilha para remover o interior e cortar os restantes morangos em pedaços pequenos, de modo a misturar estes dois últimos ingredientes ao preparado inicial, servindo depois de imediato.

 

Para aqueles dias em que apetece algo mais doce

De vez em quando, surge a vontade de comer uma sobremesa docinha e nós temos a sugestão perfeita, para que não prejudique a sua dieta alimentar, uma Delícia de Frutos Vermelhos, sendo que para esta receita irá precisar apenas de queijo mascarpone, frutos vermelhos variados e adoçante em pó.

Num primeiro momento bata o mascarpone com o adoçante e reserve. Depois de lavar e enxaguar muito bem os frutos vermelhos, coloque em tacinhas individuais uma camada de frutos vermelhos, seguida de uma camada de mascarpone, finalizando com mais alguns frutos vermelhos, repetindo o processo em todos os recipientes. Conserve no frio até servir.

 

Depois de todas estas sugestões de receitas, ideias não faltam para que leve a sua saúde a sério enquanto saboreia deliciosas refeições em família, na certeza de que todos vão gostar destas opções. Para mais informações relativas às quantidades e modos de preparação de cada uma das receitas indicadas, aceda a www.dieta3passos.pt.

Partilhe nas redes sociais