Também conhecidas como microalgas, estes organismos unicelulares de dimensões microscópicas, na sua maioria de origem aquática, possuem frequentemente propriedades fotossintéticas e variam entre os procariontes e os eucariontes, apresentando assim uma grande diversidade quer a nível morfológico quer a nível fisiológico.

As microalgas podem ser encontradas nos mais diversos habitats e ecossistemas, sendo que uma das suas principais características diz respeito justamente à sua capacidade de adaptação a condições adversas. Por serem seres autotróficos, estas possuem ainda a capacidade de absorver o dióxido de carbono, a água e a luz, purificando depois a atmosfera através da libertação de oxigénio.

Estes organismos, ricos em proteína vegetal, aminoácidos essenciais, ácidos gordos, minerais, vitaminas e pigmentos, revelam-se extremamente poderosos em áreas como a alimentação, a farmácia, a medicina, a cosmética e a bio fertilização, razão pela qual hoje em dia são alvo de investigação por parte de entidades públicas e privadas de todo o mundo, tendo em vista também a produção de biodiesel como alternativa aos combustíveis derivados do petróleo.

 

O segredo está nas microalgas marinhas

Como referimos anteriormente, as microalgas são organismos que realizam a fotossíntese, responsáveis por cerca de 50% do oxigénio produzido no planeta, e por essa razão ajudam a manter padrões importantes como a qualidade do ar, uma vez que consomem o CO2 que se encontram em seu redor.

Contrariamente ao que se sucede com as algas comuns, as microalgas marinhas são microrganismos unicelulares, que fornecem a si próprios todos os elementos necessários para viver.

 

A sua importância para o universo da cosmética

Desenvolvido e estudado pela marca Bluevert, pioneira na utilização de microalgas para a composição de cosméticos ativos, o Plasmarine ™ assume-se como uma estreia única e inovadora no universo cosmético, devido à sua poderosa concentração de microalgas marinhas que permite reparar danos causados ao nível da pele e reverter rapidamente os sinais de envelhecimento celular.

Apesar de este ser um micro ingrediente, o Plasmarine possui macro propriedades e inúmeros benefícios para a sua saúde, tais como:

  • Ajuda a estimular o sistema imunológico
  • Possui propriedades antioxidantes
  • Apresenta um poder antimicrobiano
  • É rico em Omega 3 e Luteína
  • Possui propriedades de clareamento
  • Apresenta a capacidade de reparar fibroblastos e queratinócitos

 

A verdade é que a biotecnologia faz parte deste novo cenário na indústria da cosmética, elaborando o conceito de formulações mais ecológicas, com princípios bioativos naturais, menos tóxicos e com um efeito prolongado. No caso específico das microalgas, o conceito biotecnológico aplica-se na sua capacidade fotossintética para a produção de biomassa, que será a principal fonte para a extração dos compostos de interesse para as marcas.

Neste sentido, e para que comece a tirar partido dos benefícios das microalgas o quanto antes, certifique-se que encontra uma equipa de profissionais disposta a dar o seu melhor pelo bem-estar que procura, apresentando os produtos mais indicados para a sua pele, tendo por base as suas principais características e objetivos.

Partilhe nas redes sociais