Ao contrário do que possa pensar, o chá não é uma bebida recente, uma vez que a sua história remonta ao ano 2737 A.C, reconhecido pelas suas propriedades medicinais e calmantes, razão pela qual muitas pessoas não dispensam o seu consumo ao final do dia.
Com a celebração do tratado de Lu Yu, escrito no século VIII, a China assumiu a inteira responsabilidade pela produção de chá, pelo que esta bebida só chegou à Europa séculos depois, por volta de 1559, graças aos navegadores portugueses, sendo que apenas mais tarde, no século XVII, é que o seu consumo se viria a tornar comum.
Neste sentido, iremos em seguida dar a conhecer alguns dos benefícios associados à ingestão do chá, bem como ao contributo que o mesmo presta para a sua saúde, pelo que fique connosco durante esta leitura.
Qual a diferença entre chá e infusão?
A maior parte dos aromas que vulgarmente intitulamos como chá, são na verdade infusões, sendo que existem apenas quatro tipos de chá: o preto, o branco, o verde e o oolong. Todos eles derivam de uma planta em forma de arbusto denominada de Camellia Sinensis, nativa de países como a China e a Índia, composta por flavonoides e antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres presentes na atmosfera, contribuindo assim para a prevenção do aparecimento de patologias como o cancro, doenças cardiovasculares e entupimento de artérias.
Outro dos aspetos diferenciadores de ambos os conceitos diz respeito ao facto de o chá apresentar na sua composição teína, o que não se sucede com as demais infusões que se encontram no mercado.
Benefícios associados à ingestão de chá
Ainda que todos os tipos de chá partilhem a mesma planta de origem, a verdade é que dependendo do processo de secagem e oxidação, estes pode apresentar diferentes benefícios e propriedades, sendo que quanto mais processadas forem as folhas de chá, menos polifenóis conterão.
Chá preto
Segundo um estudo realizado no ano de 2009, o consumo frequente de chá preto por dia pode ajudar a prevenir a ocorrência de um Acidente Vascular Cerebral isquémico, sendo este tipo de AVC mais comum. No que respeita à quantidade a ingerir, esta depende das características e condições patológicas de cada pessoa, ainda que o recomendado seja um consumo médio de três chávenas por dia.
Chá branco
De acordo com diversos investigadores da Oregon State University, esta variante de chá assume-se como a mais propensa a ajudar a combater patologias como o cancro. O facto de o chá branco ser rico em antioxidantes, faz com que esta bebida possua a capacidade de remover as toxinas do organismo, rejuvenescendo assim o corpo de forma natural e deixando a pele mais lisa, as unhas mais fortes e o cabelo mais volumoso e brilhante.
Chá verde
Caracterizado por uma elevada concentração de flavonoides, o chá verde ajuda a baixar os níveis de colesterol total e de LDL, também conhecido como o mau colesterol, de acordo com diversos estudos levados a cabo pela indústria. As propriedades termogénicas desta variante ajudam ainda a ativar as reações metabólicas, levando a que o organismo responda melhor e distribua de forma correta os alimentos ingeridos, eliminando assim as gorduras localizadas.
Chá oolong
À semelhança do chá verde, esta variante apresenta inúmeros benefícios, de entre os quais se destaca a sua ação eficaz sob o colesterol, ajudando a controlar os níveis de colesterol geral no sangue, bem como as concentrações de LDL, sendo que esta é uma bebida bastante consumida na China e em Taiwan.
A forma correta de ingerir esta bebida
Contrariamente à opinião da maioria da população, a confeção do chá não diz respeito somente à água que se coloca a ferver em conjunto com as respetivas ervas, sendo que também esta obedece a pequenos detalhes que fazem uma grande diferença, nomeadamente:
- Em vez de deixar ferver a água que se destina ao chá, limite-se apenas a aquecê-la, optando por retirar do lume antes que a mesma comece a levantar fervura;
- Adicione a erva correspondente ao chá que pretende tomar, e em seguida tape com uma tampa e deixe descansar durante 5 minutos;
- Passado esse período, utilize um coador para coar o chá;
- É importante lembrar que o chá não deverá ser aquecido novamente, de modo a preservar os seus benefícios e propriedades;
- Conserve o chá num local seco e fresco, para eu este mantenha inalteradas substâncias como os polifenóis e os antioxidantes;
- Não adicione ingredientes como o leite ou o açúcar, podendo desse modo comprometer os benefícios d chá.
Depois disto, já sabe o que fazer sempre que quiser relaxar e ver a sua saúde melhorar visivelmente, sendo este um ótimo pretexto também para uma conversa ou troca de opiniões interessante, sobre os temas que mais gosto lhe derem em abordar.