À semelhança da atenção que atribui ao seu cabelo, corpo e postura, também as suas mãos merece um tratamento adequado, até porque o sorriso e as mãos são os seus melhores cartões de visita, pelo que deve mantê-los saudáveis, livres das agressões a que estão sujeites diariamente.

Aspetos com a utilização excessiva de água quente ou o frio característico do inverno podem contribuir para o ressecamento das mãos, deixando-as ásperas e até mesmo rachados em algumas regiões, uma vez que estas apresentam uma pele mais fina e, por isso, mais frágil.

Neste sentido, e para que consiga cuidar e proteger as suas mãos de forma correta em todos os momentos, damos agora a conhecer alguns dos cuidados específicos a ter com as mãos e unhas, para uma aparência firme e cuidada.

 

  1. Comece por hidratar as suas mãos

O ritual de cuidado para com as mãos comece ao nascer do dia, pelo que deverá aplicar logo pela manhã, e durante o resto do dia, uma loção hidratante adequada às suas necessidades. O segredo está em andar com uma pequena embalagem de creme na mala, para que o possa aplicar sempre que lava as mãos ou ter como reserva no seu local de trabalho.

Esta é uma excelente forma de manter as suas cutículas hidratadas, evitando assim aquela camada de pele esbranquiçada em redor dos dedos, sendo que o cuidado para com as mãos apenas termina ao final do dia, com a aplicação de um creme mais gordo para hidratar em profundidade.

Deste modo, é aconselhada a utilização de produtos humectantes ou emolientes, responsáveis pelo restabelecimento da humidade natural da pele, ou ainda de produtos com princípios ativos de despigmentação, recomendados em caso de manchas na pele provenientes da exposição à radiação solar.

 

  1. A esfoliação é também fundamental

Este processo deverá ser feito de forma suave, sempre que sentir as suas mãos ásperas ou secas, removendo assim as células mortas e amaciando a sua pele ao toque. Mas atenção, porque os esfoliantes utilizados para o corpo apresentam uma textura excessivamente grossa, devendo por isso optar por um esfoliante específico para mãos, ou ainda por um esfoliante de rosto diluído em água quente, para garantir uma esfoliação o menos agressiva possível para as suas mãos.

O ideal será fazer uma esfoliação uma vez por semana, tendo por base movimentos lentos e circulares, para que consiga obter uma sensação sedosa e preparar as mãos para receberem a loção hidratante, acompanhada de uma boa massagem.

 

  1. As máscaras de mãos são também uma excelente ajuda

O momento do dia mais indicado para aplicar uma máscara nas suas mãos é sem dúvida à noite, pelo que deverá optar por aplicar uma camada extra de creme e colocar nas mãos umas luvas de algodão, para que o produto possa atuar durante toda a noite, levando a que os ingredientes penetrem na pele mais profundamente, reparando eventuais danos que se possa vir a manifestar.

 

  1. Não se esqueça de cuidar das unhas

Para além de esteticamente desagradáveis, as cutículas rachadas e mãos secas são também sinónimo de dor e desconforto, razão pela qual é fundamental que após a esfoliação das mãos aplique um óleo próprio para o tratamento das cutículas, deixando-o atuar por alguns minutos e depois massajando essa região. O calor, pode ainda revelar-se um excelente aliado neste processo, uma vez que os produtos tendem a penetrar melhor a barreira da pele quando aquecidos previamente.

No caso de apresentar umas unhas quebradiças, ou apenas naqueles momentos em que reconhece que as unhas não estão fortes o suficiente, recomenda-se a utilização de uma base fortalecedora, sendo que esta deve ser aplicada antes do verniz, para estimular a produção de queratina e proteger a unha da composição química deste tipo de produtos.

 

  1. Uma atitude preventiva faz toda a diferença

Devido à exposição constante das mãos a fatores de agressão exteriores, bem como a falta de cuidado que tendem a ocorrer muitas vezes, os sinais visíveis da passagem do tempo começa por se manifestar nas mãos, e só depois surgem no rosto. Exemplo disso são as manchas da idade e desidratação que podem adicionar cerca de 10 anos à sua pele, pelo que deverá optar por procurar produtos de cuidados de mãos ricos em ingredientes ativos e com propriedades de antienvelhecimento, tal como faria ao procurar um produto de rosto.

O facto de a pele se reparar de forma natural quando dormimos, leva a que os tratamentos de noite se revelem bastante eficazes na promoção de uma pele saudável e mantenham as suas mãos livres dos sinais da idade durante mais tempo.

 

Deste modo, é possível constatar que as mãos merece tanto cuidado como qualquer outra parte do corpo, sendo muitas das vezes negligenciadas por nós no que respeita a uma rotina diária. A boa notícia é que vai sempre a tempo de mudar os seus hábitos e comportamentos, e começar a dar valor ao que realmente importa.

Partilhe nas redes sociais