Contrariamente ao que possa pensar, não é necessário gastar muito dinheiro para conseguir ter um momento de descontração e relaxamento, quer do corpo quer da mente. Tudo o que tem a fazer é organizar um dia de spa em casa com o seu grupo de amigas, e por mais difícil que isso possa parecer garantimos-lhe que os passos são simples, para que desfrute de um momento só seu.

Nos dias de hoje revela-se fundamental termos tempo para nós mesmos, longe de toda a agitação e stress que caracterizam a nossa rotina, pelo que agora chegou o momento de colocar de parte todos esses aspetos e problemas, e concentrar-se no que verdadeiramente importa, o seu equilíbrio.

 

Comece por deixar de parte o telemóvel

Embora pareça simples, esta é uma atitude muito difícil de tomar, em especial se tem filhos e está constantemente preocupada com eles. A boa notícia é que menos é mais, e a verdade é que também são precisos momentos em que nos afastamos do telefone, para que possamos descontrair verdadeiramente.

Deixe de parte, nem que seja por uns instantes, esta fonte de informação e desgaste e dê então início ao seu dia de spa em casa.

 

Prepare o ambiente com carinho

Em seguida, opte por arrumar o seu quarto ou sala e deixe tudo em ordem, porque uma casa arrumada é também sinónimo de tranquilidade e paz interior. Depois de escolher uma divisão da casa na qual se sinta bem, opte por acender uma ou mais velas ou incensos da sua preferência e espalhe-as pelo espaço.

O passo seguinte será colocar uma música calma e serena, num volume mais baixo, criando assim as condições necessárias para um ambiente confortável e acolhedor. Caso se encontre maquilhada, considere começar a retirar os produtos do rosto com o auxílio de um desmaquilhante.

 

Uma bebida é sempre bem-vinda

Não pense nem por um segundo que o facto de estar a organizar um dia de spa em casa faz com que tenha de preparar um chá, se não é essa a sua vontade ou preferência. Apesar de esta ser uma bebida facilmente associada a este tipo de ambientes, o facto de estar em casa permite-lhe saborear a bebida que mais prazer lhe der beber.

Seja uma água de sabores, um sumo, ou até mesmo um copo de vinho, o importante é beber algo que a faça sentir bem, até porque esse é o objetivo de todo este processo.

 

Opte por um banho especial

O poder confortante e reparador de um bom banho, seja ele de banheira ou duche, não se equipara a nada que tenha visto ou possa imaginar, e por isso não se preocupe com o tempo que demorar a tomá-lo.

Uma vez no banho, comece por lavar os cabelos, aplicando em seguida uma máscara de hidratação da sua preferência e deixando atuar durante cerca de três a cinco minutos. Em seguida, enxague o cabelo e lave o seu rosto e corpo com os respetivos produtos, tendo em conta as suas necessidades e tipo de pele.

Após enxaguar o corpo e a face, opte por aplicar um esfoliante nessas mesmas regiões, sem esquecer que a utilização de esfoliantes de corpo no rosto é considerada agressiva para a pele, devendo por isso ter produtos de esfoliação diferentes para estas regiões em concreto. Este, deverá ser um passo realizado com cautela, sem que aplique demasiada força durante o processo, podendo ainda optar por terminar o seu banho com a aplicação de um óleo corporal, sendo que os óleos de amêndoa são excelentes aliados no combate às estrias.

 

A hidratação do corpo nunca pode faltar

A drenagem é uma excelente alternativa para quem apresenta um elevado nível de retenção de líquidos, acabando por ficar com uma aparência ligeiramente inchada, e não, nem sempre precisa de ir a um centro de estética e beleza para recorrer a este tipo de procedimento.

O segredo está em aplicar o seu hidratante corporal favorito e realizar movimentos circulares com uma ligeira pressão, estimulando assim as áreas do corpo onde existe uma maior concentração de líquido nos tecidos. Recomendamos que faça a drenagem das pernas por partes, aplicando uma leve pressão com as duas mãos num movimento ascendente, do joelho em direção à coxa, e depois repita o processo do tornozelo até ao joelho. Na barriga, opte por esticar os dedos e empurrar a gordura em direção à virilha, sem aplicar demasiada força, uma vez que o objetivo é relaxar.

 

Seguem-se os cuidados de rosto

Depois de vestir uma roupa confortável, é chegado o momento de cuidar do seu rosto, começando justamente com uma máscara facial de argila, carvão mineral ou outra que seja da sua preferência. O ideal será consultar atempadamente um profissional na área da estética, de modo a perceber qual o tipo de máscara mais indicado para as necessidades da sua pele, evitando assim composições que possam desencadear algum tipo de reação.

Após o período de atuação da máscara, enxague o rosto e utilize um tónico facial, seguido de um hidratante específico para o seu rosto. Este é o momento certo para aplicar uma massagem no rosto, com o auxílio das mãos ou outro tipo de dispositivos que possuam para o efeito, realizando movimentos circulares e aplicando leves batidas na região das olheiras, ajudando assim a suavizar os vasos e melhorar a circulação.

 

Este é um bom momento para colocar a leitura em dia

E porque a palavra de ordem é relaxar, aproveite este momento para escolher um livro da sua estante e desfrutar do prazer da leitura de uma boa história, enquanto os produtos aplicados anteriormente no rosto fazem efeito.

A nossa sugestão é que opte por um livro mais reflexivo e de autoconhecimento, para que a sua mente e o seu corpo entrem num estado de sincronização plena. De parte deverão ficar livros demasiado emotivos ou repletos de suspense e ação, porque o objetivo é e sempre será tranquilizar a sua mente.

 

Implemente uma rotina de cuidados de beleza

Este processo completo de cuidado para consigo deverá ser feito com alguma regularidade, sendo que na impossibilidade de o realizar todas as semanas, o ideal será optar por planear um dia de spa em casa a cada 15 dias, podendo optar por realizar estes rituais antes de se deitar, de modo a terminar o dia de forma tranquila e a preparar-se para uma noite descansada.

 

Lembre-se sempre que uma rotina de cuidados para com o seu corpo e a sua mente são o segredo para que estes funcionem melhor, melhorando também a sua autoestima e ajudando a economizar algum dinheiro em produtos e tratamentos mais dispendiosos, que é tudo o que queremos ouvir neste momento, certo?

Partilhe nas redes sociais