Para começar, é fundamental entender que os conceitos de estética e cosmética são em tudo diferentes um do outro, ainda que se complementem na grande maioria das vezes. A verdade é que ambos se encontram ligados ao cuidado para com o corpo e o rosto, nomeadamente através da realização de diversos procedimentos e da aplicação de diferentes produtos, com o intuito de melhorar a aparência física, afetando inevitavelmente e de forma positiva a autoestima e confiança da pessoa.
Em seguida, passamos a esclarecer cada um destes conceitos e o que os faz serem tão diferentes entre si, para que possa recorrer a cada um dos serviços correspondentes nos momentos certos, e sempre que sentir essa necessidade.
Em que consiste a área da Estética?
Contrariamente ao que possa parecer, a área da estética encontra-se intimamente ligada a questões de saúde, e não apenas à importância que é dada à aparência exterior, sendo possível dividir esta grande vertente em quatro campos principais que refletem a sua atuação.
Beleza
Este é o ramo profissional que se ocupa da prestação de serviços associados à beleza, nos quais a pessoa é submetida a um conjunto de procedimentos que trabalham e moldam a sua aparência exterior, melhorando fatores como o aspeto da pele, as rugas, as linhas de expressão, as estrias e a celulite.
Dos procedimentos estéticos englobados neste ramo, destacam-se a limpeza de pele, a depilação, a maquilhagem, bem como outros procedimentos mais específicos como é o caso das terapias e implantes capilares.
Bem-estar
Por outro lado, esta vertente centra a sua atuação em procedimentos que possuem a capacidade de proporcionar à pessoa uma maior qualidade de vida e sensação de equilíbrio entre o bem-estar físico e emocional, pelo que os resultados podem ou não ser visíveis através da sua aparência.
Do leque de serviços abrangidos pela vertente do bem-estar destacam-se as massagens, as esfoliações e as drenagens linfáticas, combatendo de forma eficaz o stress causado pela agitação diária das suas rotinas.
Saúde
As técnicas e procedimentos mais recentes do mercado são também as mais inovadoras e eficazes, no que respeita a procedimentos estéticos centrados na promoção da saúde do paciente, sendo que a título de exemplo surgem intervenções como a eletroterapia e a crio lipólise, concebidas para melhorar os tecidos corporais e reduzir os aspetos visíveis da gordura localizada.
Imagem pessoal
Embora muito semelhante à vertente da beleza, os serviços de imagem pessoal centram-se mais na transformação da autoestima do paciente, ajudando a superar eventuais traumas que possam existir, levando como exemplo as pessoas vítimas de queimaduras, ou outro tipo de condições clínicas que afetem o paciente da mesma forma. Nestes casos, são realizadas intervenções cirúrgicas de modo a proporcionar uma melhor e mais rápida cicatrização dos tecidos, diminuindo assim a sensação de desconforto sentida pelo paciente.
Mas afinal, o que é a cosmetologia?
Passando agora para a cosmetologia, esta é a ciência que estuda os produtos de cosmética, a par das suas diversas aplicações, efeitos e propriedades dos seus ingredientes ativos. Esta área encontra-se ainda ligada ao desenvolvimento e análise de produtos, de modo a que seja possível aperfeiçoar fórmulas já existentes no mercado e melhorar a sua eficácia.
Por essa razão, é possível estabelecer uma associação lógica entre as áreas da estética e da cosmetologia, uma vez que os cosméticos são utilizados para a manutenção da saúde corporal, facial e capilar.
Deste modo, torna-se mais simples distinguir cada uma destas áreas de especialização, sendo que uma não poderá existir sem a outra. É por isso que na I Love Skin proporcionamos aos nossos clientes uma experiência completa, nas mãos dos melhores profissionais de ambos os setores, para um cuidado que transparece de dentro para fora.