Para começar, é fundamental entender que os conceitos de estética e cosmética são em tudo diferentes um do outro, ainda que se complementem na grande maioria das vezes. A verdade é que ambos se encontram ligados ao cuidado para com o corpo e o rosto, nomeadamente através da realização de diversos procedimentos e da aplicação de diferentes produtos, com o intuito de melhorar a aparência física, afetando inevitavelmente e de forma positiva a autoestima e confiança da pessoa.

Em seguida, passamos a esclarecer cada um destes conceitos e o que os faz serem tão diferentes entre si, para que possa recorrer a cada um dos serviços correspondentes nos momentos certos, e sempre que sentir essa necessidade.

 

Em que consiste a área da Estética?

Contrariamente ao que possa parecer, a área da estética encontra-se intimamente ligada a questões de saúde, e não apenas à importância que é dada à aparência exterior, sendo possível dividir esta grande vertente em quatro campos principais que refletem a sua atuação.

 

Beleza

Este é o ramo profissional que se ocupa da prestação de serviços associados à beleza, nos quais a pessoa é submetida a um conjunto de procedimentos que trabalham e moldam a sua aparência exterior, melhorando fatores como o aspeto da pele, as rugas, as linhas de expressão, as estrias e a celulite.

Dos procedimentos estéticos englobados neste ramo, destacam-se a limpeza de pele, a depilação, a maquilhagem, bem como outros procedimentos mais específicos como é o caso das terapias e implantes capilares.

 

Bem-estar

Por outro lado, esta vertente centra a sua atuação em procedimentos que possuem a capacidade de proporcionar à pessoa uma maior qualidade de vida e sensação de equilíbrio entre o bem-estar físico e emocional, pelo que os resultados podem ou não ser visíveis através da sua aparência.

Do leque de serviços abrangidos pela vertente do bem-estar destacam-se as massagens, as esfoliações e as drenagens linfáticas, combatendo de forma eficaz o stress causado pela agitação diária das suas rotinas.

 

Saúde

As técnicas e procedimentos mais recentes do mercado são também as mais inovadoras e eficazes, no que respeita a procedimentos estéticos centrados na promoção da saúde do paciente, sendo que a título de exemplo surgem intervenções como a eletroterapia e a crio lipólise, concebidas para melhorar os tecidos corporais e reduzir os aspetos visíveis da gordura localizada.

 

Imagem pessoal

Embora muito semelhante à vertente da beleza, os serviços de imagem pessoal centram-se mais na transformação da autoestima do paciente, ajudando a superar eventuais traumas que possam existir, levando como exemplo as pessoas vítimas de queimaduras, ou outro tipo de condições clínicas que afetem o paciente da mesma forma. Nestes casos, são realizadas intervenções cirúrgicas de modo a proporcionar uma melhor e mais rápida cicatrização dos tecidos, diminuindo assim a sensação de desconforto sentida pelo paciente.

 

Mas afinal, o que é a cosmetologia?

Passando agora para a cosmetologia, esta é a ciência que estuda os produtos de cosmética, a par das suas diversas aplicações, efeitos e propriedades dos seus ingredientes ativos. Esta área encontra-se ainda ligada ao desenvolvimento e análise de produtos, de modo a que seja possível aperfeiçoar fórmulas já existentes no mercado e melhorar a sua eficácia.

Por essa razão, é possível estabelecer uma associação lógica entre as áreas da estética e da cosmetologia, uma vez que os cosméticos são utilizados para a manutenção da saúde corporal, facial e capilar.

 

Deste modo, torna-se mais simples distinguir cada uma destas áreas de especialização, sendo que uma não poderá existir sem a outra. É por isso que na I Love Skin proporcionamos aos nossos clientes uma experiência completa, nas mãos dos melhores profissionais de ambos os setores, para um cuidado que transparece de dentro para fora.

Partilhe nas redes sociais